Dentre todas as decisões que devemos tomar na vida adulta, uma das que mais demandam nosso tempo e atenção, é a escolha de um imóvel ideal para passar nossa vida, afinal, não escolhemos um local com a intenção de mudança em um curto espaço de tempo.

É necessário definir uma série de outros critérios fundamentais para que não haja arrependimentos futuros. Siga essas dicas para não ter erro na hora de escolher o imóvel ideal:

  1. Faça uma avaliação apurada de imóvel durante a primeira visita.

Uma boa visita é feita com uma fita métrica e um bloquinho na mão. Anote todas as dimensões dos cômodos do imóvel visitado para confirmar se seus móveis vão se encaixar na nova casa. Anote, tire fotos e filmes os pontos fortes que vão te ajudar na comparação com outros imóveis.

  1. Defina qual o melhor tipo de imóvel para você: novo ou usado?

Ao entender os prós e os contras de um imóvel novo e de um usado e definir qual deles combina mais com o seu perfil é possível usar esse filtro nas buscas e economizar tempo.

  1. Estude a fundo as características da região

Elas atendem suas necessidades? É essencial estudar a vizinhança do bairro, sua infraestrutura, os serviços disponíveis nos arredores e se há facilidade de locomoção. Se você tiver filhos, pesquise as escolas e veja se elas têm boa reputação.

  1. Avalie o contrato e regularidades do imóvel.

Apesar de se tratar de assuntos burocráticos, essa é a parte mais importante para fechar o negócio. Cheque todas as informações legais e, se achar necessário, peça ajuda de um advogado.